Programação geral
Confira a programação completa e não deixe de curtir e compartilhar nossos posts.
Confira a programação completa e não deixe de curtir e compartilhar nossos posts.
UFG
Cia Gira Dança - RN
Madeira - Portugal
UFG
Cia Gira Dança - RN
Mediação - Andressa Cabral
Projeto Pés – DF
INAI/UFG
Mediação: Patrícia do Prado
Projeto Pés – DF
INAI/UFG
Mediação: Renata Ghizzi
Pesquisador, bailarino, coreógrafo, Mestre em Artes Cênicas pela UFRN e Diretor Artístico da Cia Gira Dança (RN)
Professora, pesquisadora, docente do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás, Coordenadora das Ações Afirmativas na UFG, doutora em Arte pelo IDA- Universidade de Brasília- UnB, coordenadora do Projeto Dançando com a Diferença- GO/Brasil.
Gerente de Planejamento e Fomento à Cultura da Secult-GO, bailarino, coreógrafo, pesquisador e articulador cultural e político.
Midiólogo em formação pela Universidade Federal Fluminense e criador de conteúdo. Aos 20 anos, fala sobre como está tudo bem ser quem é, sendo uma pessoa com deficiência e LGBT no mundo, através do Instagram e do Twitter.
Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da UFRJ, vice-coordenadora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural. Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.
Bacharel em Comunicação Social, especialista em Acessibilidade Cultural e em Gestão de Marketing Digital. Integra o @coletivoagbara e é cofundadora do @pretos_e_pretas_no_topo.
Ana Balata é atriz, dançante e arte-educadora. Formada em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília, mestranda em Artes da Cena, na Escola Superior de Artes Célia Helena e dançante no Grupo PÉS, desde 2016.
Laysa é atriz, modelo e dançante. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e integrante grupo PÉS Teatro-Dança.
Graduada pelo curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão, Técnica em Produção Cultural pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ e fundadora e produtora cultural da Mará Cult Produções.
Henrique Amoedo é criador e diretor artístico do Dançando com a Diferença desde 2001. Doutorando em Motricidade Humana – Dança pela Faculdade de Motricidade Humana (em Lisboa) onde também concluiu o mestrado em performance artística. Criador do conceito de Dança Inclusiva (2002).
Mônica Gaspar é mestranda em artes cênicas na UnB e professora da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Diretora de diversos espetáculos, criou a Cia Diversos Dias, onde dirigiu O Improvável Amor de Luh Malagueta e MC Limonada. Desde 2018 integra, como dançante, o elenco do grupo PÉS – Teatro-Dança com Pessoas com Deficiência.
Artista e professor de teatro, pesquisador no campo da inclusão e acessibilidade nas artes cênicas. Graduado em “Propaganda e Marketing” (UNIP), especialista em “Educação, Desenvolvimento Humano e Inclusão Escolar” (UnB), licenciando em Artes Cênicas (UFG) e mestrando em Artes da Cena (UFG).
Dançarina, professora, produtora e pesquisadora, com ênfase na dança contemporânea e improvisação. Com formação em hatha yoga. Coordenou o projeto Entrando em Contato e o Festival Transformando pela Prática. Atuou no Departamento Artístico Cultural da UFSC e se formou doutora com pesquisa em Dança e política no PPGT – UDESC (2015-2019). Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Dança da FEFD UFG.
Autora do Projeto #PraCegoVer, é formada em Letras Vernáculas (Ucsal), Especialista em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Uneb), atua na formação de professores, audiodescrição e editoração de livros digitais, em Braille, e outros formatos acessíveis. É consultora da Unesco e proprietária da PalavraChave Acessibilidade.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (2010), mestrado e doutorado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Participou como palestrante, organizadora e ouvinte de eventos sobre acessibilidade, desenho universal e inclusão. É colunista da revista Reação desde 2012. Atua como vice-coordenadora do projeto de extensão Pipoca e Paisagem da Universidade Federal de Goiás. É professora no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC – em São Carlos (São Paulo).
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU; Especialista em Ética e Filosofia Política também pela UFU, com Mestrado em Educação Física pela UNICAMP. É Professora do quadro federal da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), com experiência na área de Educação Física
Renata Ghizzi é uma artista multi-meios , atriz, dançarina, preparadora cênica da Trupe do Salão (dança de salão, Goiânia – GO), Bacharel em Interpretação Teatral (FAP-PR), especializada em Dança e Consciência Corporal (Estácio de Sá) e Anaplastologista com especialização em próteses faciais para reabilitação social (APDESP -SP).
Marcelo Marques é prof de circo formado pela ENC – RJ licenciado em Ed.Física pela UEG – mestre em Ed. Transdisciplinar pelo IESA- UFG. Foi professor de Celebridades da Rede globo, atualmente pesquisa o circo como ferramenta terapêutica para qualidade de vida e despertar de potencialidades além de atender crianças com diagnóstico de paralisia cerebral.
Docente da Faculdade de Educação Física e Dança e do Mestrado Profissional de Ensino na Educação Básica na área Inclusão da Universidade Federal de Goiás. Diretora do Núcleo de Acessibilidade da Pró-reitoria de Graduação de 2014 à 2018. Possui graduação, mestrado e doutorado em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no Programa Avançado de Cultura Contemporânea estudando formação docente para a inclusão. Pós-doutoranda em Humanidades Digitais pela Universidade Federal de Goiás estudante Esporte Paralímpico. Faz parte da diretoria científica da Associação Síndrome de Down de Goiás. Mãe de pessoa com deficiência intelectual.
As rodas de discussões desta edição foram adaptadas para o formato digital, os webinários. As temáticas elencadas para serem abordadas, dialogam com questões acerca da visibilidade e do protagonismo do artista com deficiência, das condições que excluem ou incluem pessoas com deficiência nos processos formativos no campo da dança e da performance da pessoa com deficiência em cena. São eles:
Mediação - Andressa Cabral
Mediação: Patrícia do Prado
Mediação: Renata Ghizzi
Os webinários são gratuitos e terão certificação. Basta acessar nossas redes sociais nos dias e horários disponíveis na programação, acessar o link no chat de discussões e solicitar seu certificado.
Visando contribuir com o processo formativo dos artistas da cena e promover a troca de conhecimentos entre eles, reunimos artistas e técnicas dos grupos e parceiros convidados desta edição. Saiba mais sobre as oficinas:
UFG
Cia Gira Dança - RN
UFG
Projeto Pés – DF
INAI/UFG
Para abrilhantar ainda mais o encontro PROCENA contamos com espetáculos nacionais e um internacional. Confira!
© 2020 All rights reserved
criado com ❤ por Leonardo Eloi