Nossa história

Esta é a nossa quarta edição. Conheça um pouco sobre nossa trajetória.

O Encontro Procena nasce no Curso de Tecnologia em Produção Cênica da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, na época Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França (ITEGOABF), como um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das estudantes Maressa Stephany Ferreira de Souza, Ana Lúcia Alves e Amanda Alves Veloso sob orientação do professor Thiago de Lemos Santana.

A ideia motivadora para o TCC se deu com Maressa, que também tem formação em Serviço Social, em sua participação no evento do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03 de dezembro de 2014), realizado na Praça Universitária em Goiânia, promovido pela Secretaria de Cidania e Trabalho (SECT). Na ocasião o ITEGOABF participava com o Núcleo de Arte e Inclusão Basileu França (NAIBF) coordenado pela professora Francis Marques Otto de Camargo Santana, acompanhada pelos estudantes/ artistas e professores vinculados a este Núcleo, do qual também fazia parte o professor orientador do TCC. Maressa ao ver a movimentação artística e organização do evento relacionou logo o tipo de evento como possibilidade de criação de um projeto que envolvesse aquele público e suas demandas relacionadas às artes.

No evento estavam representantes de diversos órgãos públicos e de instituições que atendem pessoas com deficiência em Goiás. A programação contou com apresentações artísticas, exposições de artesanatos, desfile de moda inclusiva, banco de emprego (captação de currículos), divulgação de cursos, prática esportiva acessível/ universal, entre outras atrações.

Os TCCs do curso eram realizados em grupos de trabalho, assim Maressa convida suas colegas Ana Lúcia e Amanda para juntas executarem a proposta de um evento que mais tarde foi intitulado e PROCENA. Esta equipe visitou diversas instituições locais em em outros estados, eventos realizados em outras cidades, construindo parcerias, captando recursos, montando um processo curatorial e no dia 23 de fevereiro de 2016 deu início a primeira edição deste Encontro que a cada edição busca ampliar as reflexões sobre arte, inclusão e acessibilidade.

PROCENA 2016

A primeira edição abordou o tema “Acessibilidade e Outras Perspectivas” a fim de problematizar além da acessibilidade, diversos outros assuntos que atravessavam as realidades dos artistas, produtores e profissionais com atuação na assistência da pessoa com deficiência na cidade de Goiânia, para tal foi elaborada uma programação diversificada envolvendo grupos e profissionais locais e nacionais para se apresentarem e debaterem essas temáticas.

Nesta edição foram programados os espetáculos: “Sem Conservantes” da Cia Gira Dança (Natal – RN), Maria Grampinho do NAIBF (Goiânia – GO), Quecosô, Oncotô, Oncovô – Goiás singulares no plural do grupo Teatro Destinatário (Goiânia – GO) e o show Na Batida do Silêncio do grupo Surdodum (Brasília – DF).

Para os momentos formativos foram programadas mesas de discussão abordando os seguintes temas: Políticas públicas e a produção do artista com deficiência; Formação técnica de artistas com deficiência; Comunicação, novas tecnologias e visualidades da cena para pessoas com deficiência; Corpos diferenciados e a cena; Arte e terapia; e Acessibilidade a espetáculos cênicos. Foram ofertadas ainda três oficinas, ministradas por representantes dos grupos convidados, foram elas: Laboratório de Criação em Dança (Gira Dança – RN), Consciência e Experiência do Corpo em Cena (NAIBF – GO) e Ferramentas sonoras (Surdodum – DF).

PROCENA 2018

A segunda edição teve uma programação reduzida, porém com alcance internacional. Nela foi abordado o tema “Mecanismos de Acessibilidade” com ênfase na prática da acessibilidade em projetos culturais. Buscando ainda um diálogo com as artes visuais.

Os momentos de fruição se deram com o espetáculo “EndLess” do Grupo Dançando com a Diferença da Ilha da Madeira (Portugal) e com a exposição “Alteridades – contemplações karajá” ambos no teatro e galeria do Instituto Tecnológico em Artes Basileu França (ITEGOABF).

A formação se deu com a mesa de discussões abordando a temática Fruição e acessibilidade em projetos culturais e com a oficina Intérprete de Libras para Espetáculos Cênicos.

PROCENA 2020

A terceira edição marca o início da abordagem de uma série de temáticas sobre acessibilidade cultural que atravessam todas as linguagens artísticas, mas que serão abordadas em edições separadas, envolvendo em cada edição uma linguagem diferente. Iniciamos com a Dança abordando o tema: “Dança, Acessibilidade e Profissionalização”.

Esta edição foi inicialmente planejada para ocorrer de forma presencial aos moldes das edições anteriores, porém com a pandemia de COVID 19 que se instalou no mundo, foi necessário adaptarmos o evento para ocorrer em plataformas digitais.

Nesta edição foram programados os espetáculos: “Dez Mil Seres” da Cia Dançando com a Diferença (Madeira – Portugal), Berorrokan – A origem do Mundo Karajá do Grupo de Teatro INAI/NAIBF (Goiânia – GO), Similutudo do Projeto Pés (Brasília – DF) e Die Einen, Die Anderen – Alguns Outros da Cia Gira Dança (Natal – RN).

Para os momentos formativos foram programadas mesas de discussão no formato de webinar, abordando os seguintes temas: Papo #PraCegoVer; Políticas culturais e a produção de artistas com deficiência; Formação em dança e recursos de acessibilidade; e Corpos diferenciados e a cena. Foram ofertadas ainda as oficinas: DanceAbility; Corpo Zona Dissoluta; Dança inclusiva: Estranho hoje?!!, normal amanhã; Movi(mente); e Criação cênica acessível em ambiente virtual.

Um novo espaço muito especial foi criado nesta edição para promover a diversidade artística inclusiva e acessível, este espaço se deu com o lançamento da primeira temporada da websérie “Essa é minha arte! Qual é a sua?”, que reuniu vários artistas e diferentes linguagens das artes.

PROCENA 2022

Chegamos na quarta edição em um momento de readaptação das formas de convivência. Este momento nos exige ainda muita cautela na preservação das vidas humanas, com as quais nos reunimos para as trocas de experiências em nosso Encontro. Assim, assumimos nesta edição um formato híbrido entre o presencial e o virtual.

Nesta edição damos continuidade às discussões temáticas dialogadas com as linguagens artísticas. Este ano, em um diálogo com o Teatro, abordaremos o tema “Poéticas Teatrais e Acessibilidade” trazendo para nosso palco virtual quatro espetáculos goianos e promovendo trocas de experiências e aprendizados com artistas e pesquisadores de várias regiões do país.

Confira a programação completa e não deixe de curtir e compartilhar nossos posts.