Nossa história

O PROCENA realiza em 2020, sua terceira edição. Acompanhe como foram as edições anteriores!

PROCENA 2016

A primeira edição abordou o tema “Acessibilidade e Outras Perspectivas” a fim de problematizar além da acessibilidade, diversos outros assuntos que atravessavam as realidades dos artistas, produtores e profissionais com vocação para a assistência à pessoa com deficiência na cidade de Goiânia, para tal foi elaborada uma programação diversificada envolvendo grupos e profissionais locais e nacionais para se apresentarem e debaterem essas temáticas.

Nesta edição foram programados os espetáculos: “Sem Conservantes” da Cia Gira Dança (Natal – RN), Maria Grampinho do NAIBF (Goiânia – GO), Quecosô, Oncotô, Oncovô – Goiás singulares no plural do grupo Teatro Destinatário (Goiânia – GO) e o show Na Batida do Silêncio do grupo Surdodum (Brasília – DF).

Para os momentos formativos foram programadas mesas de discussão abordando os seguintes temas: Políticas públicas e a produção do artista com deficiência; Formação técnica de artistas com deficiência; Comunicação, novas tecnologias e visualidades da cena para pessoas com deficiência; Corpos diferenciados e a cena; Arte e terapia; e Acessibilidade a espetáculos cênicos. Foram ofertadas ainda três oficinas, ministradas por representantes dos grupos convidados, foram elas: Laboratório de Criação em Dança (Gira Dança – RN), Consciência e Experiência do Corpo em Cena (NAIBF – GO) e Ferramentas sonoras (Surdodum – DF).

PROCENA 2018

A segunda edição teve uma programação reduzida, porém com alcance internacional. Nela foi abordado o tema “Mecanismos de Acessibilidade” com ênfase na prática da acessibilidade em projetos culturais. Buscando ainda um diálogo com as artes visuais.

Os momentos de fruição se deram com o espetáculo “EndLess” do Grupo Dançando com a Diferença da Ilha da Madeira (Portugal) e com a exposição “Alteridades – contemplações karajá” ambos no teatro e galeria do Instituto Tecnológico em Artes Basileu França (ITEGOABF).

A formação se deu com a mesa de discussões abordando a temática Fruição e acessibilidade em projetos culturais e com a oficina Intérprete de Libras para Espetáculos Cênicos.

PROCENA 2020

Essa terceira edição marca o início das discussões mais aprofundadas sobre a participação de intérpretes e público com deficiência em cada linguagem artística cênica. Iniciamos com a Dança. Para tal foi elaborada a temática “Dança, Acessibilidade e Profissionalização”.

Esta edição foi inicialmente planejada para ocorrer presencialmente e fisicamente, prometendo muita interação e aprendizado, porém com a pandemia que se instalou no mundo, precisamos nos recolher em nossas casas tensionando para uma adaptação do evento para plataformas digitais, mas não renunciando à promessa de interatividade e produção de conhecimento.

Confira a programação completa e não deixe de curtir e compartilhar nossos posts.